Historial da Liga dos Campeões da UEFA

A Liga dos Campeões da UEFA que em inglês designa-se UEFA Champions League é uma competição anual de clubes de futebol a nível continental, organizada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e disputada por clubes europeus.

É um dos torneios mais prestigiados do mundo e a competição de clubes mais prestigiada no futebol europeu, disputada pelas equipas mais bem classificadas nos respectivos campeonato nacionais na época anterior, sendo o número de vagas atribuídos consoante o ranking da UEFA.

Liga dos Campeões da UEFA – Champions League (Europa)

A final da Liga dos Campeões da UEFA é o evento desportivo anual mais visto em todo o mundo. A final da edição de 2012–13 teve o maior número de audiência até o momento, atraindo 360 milhões de telespectadores.

Introduzido em 1992, a competição é a sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Copa dos Clubes Campeões Europeus, que havia sido disputada desde 1955, acrescentando uma fase de grupos à competição, permitindo a participação vários participantes de diversos países.

A edição de 1992–93 foi inicialmente um torneio que havia apenas grupos, aberto apenas ao clube campeão de cada país. Durante a década de 1990, o formato foi expandido, incorporando uma fase pré qualificatória para incluir clubes que terminaram vice-campeão dos seus campeonatos nacionais.

Liga dos Campeões da UEFA – Champions League (Europa)

Embora a maioria dos campeonatos nacionais da Europa apenas o campeão nacional possa participar, os campeonatos nacionais mais fortes oferecem quatro vagas para a competição e fornecerá até cinco vagas na temporada 2015–16 em diante. Os clubes que não se qualificam para a Liga dos Campeões, podem ser elegíveis para a Liga Europa da UEFA.

No seu formato atual, a Liga dos Campeões começa em meados de julho com três rodadas de qualificação e uma rodada de play-off. As dez equipes sobreviventes entram na fase de grupos, juntando outras 22 equipes previamente qualificadas.

Liga dos Campeões da UEFA – Champions League (Europa)

As 32 equipes são colocadas em oito grupos de quatro equipes e jogam em um sistema ida e volta. As oito equipes que ficarem na primeira colocação em cada grupo e as oito que ficarem na segunda colocação de cada grupo, avançam para a fase eliminatória que culmina com a partida final em maio. O vencedor da Liga dos Campeões se qualifica para a Supercopa da UEFA e para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

O Real Madrid é o clube mais bem sucedido da história da competição, tendo ganho o torneio 13 vezes, incluindo as primeiras cinco temporadas. Os clubes espanhóis acumularam o maior número de vitórias (18 vitórias), seguido da Inglaterra e Itália (12 vitórias cada).

A competição foi conquistada por 22 clubes diferentes, 12 dos quais ganhou mais de uma vez. A única equipe tricampeã consecutiva desde que a competição adotou o molde atual (na temporada 1992-93, como UEFA Champions League) foi o Real Madrid garantindo seu décimo terceiro título ao derrotar o Liverpool por 3-1 na final de 2017-2018.

Assim, eles se tornaram a primeira equipe na história da Liga dos Campeões da UEFA a defender o seu título com sucesso.

191 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *