Historial de La Liga (Espanha)

A Primeira Divisão da Liga de Futebol Profissional, mais conhecida como La Liga, é patrocinada pelo Banco Santander. Também conhecida como Liga das Estrelas, é disputada por vinte clubes, sob o sistema de disputa de pontos corridos, onde os clubes jogam entre si no sistema de turno e returno.

Segundo o ranking anual da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHF), La Liga é a melhor liga de futebol do mundo, também é tida como a segunda liga mais forte da ultima década na Europa sendo superada apenas pela liga inglesa (Premier League). No entanto a Liga mostra baixa competitividade.

La Liga (Espanha)

A dupla Real Madrid e Barcelona detém a grande maioria dos títulos, 59 no total. Das últimas 10 edições 9 foram ganhas por eles, sendo que em oito Real e Barça se revezaram como campeão e vice. Nos últimos 20, 16 foram vencidos pela dupla, o que a faz a liga com o campeonato menos competitivo dos cinco mais importantes da Europa (Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Espanha).

Atlético de Madrid, Athletic de Bilbao e Valência formam um segundo grupo das equipes mais vencedores da Espanha, vide rankings de títulos e de pontos conquistados, detendo estes clubes no conjunto um total de 24 títulos.

Um terceiro grupo é formado por Real Sociedad, com 2 títulos, La Coruña, Sevilla e Real Betis, com 1 título cada um, sendo portanto 9, o número de clubes que já se sagraram campeões espanhóis.

Uma análise do ranking de vice campeões não mostra resultado muito diferente, pois Real Madrid e Barcelona somam 48 vices, contra 22 do segundo grupo (Atlético, Athletic e Valência), 12 de três equipes que completam a relação de campeões (Real Sociedad, La Coruña e Sevilla), contra um único vice campeonato de outros cinco clubes que nunca foram campeões (Real Sporting de Gijón, Real Santander, Real Zaragoza, UD Las Palmas e Villarreal).

La Liga (Espanha)

O primeiro classificado ao final do campeonato sagra-se campeão espanhol, e junto com o segundo, terceiro e quarto classificam-se para a Liga dos Campeões da UEFA. Os clubes que terminarem no quinto e sexto posto classificam-se para a Liga Europa da UEFA. Os três últimos são rebaixados para a Segunda Divisão.

Apenas Real Madrid, Barcelona e Athletic Bilbao nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão.

Os três maiores vitoriosos do campeonato – Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid – são também as únicas equipas da Espanha campeãs mundiais ou intercontinentais.

Madrid (43) e Barcelona (25), são as cidades que concentram a maioria dos títulos.

178 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *